Moeda
Compra
Venda
 
USD

64.00

65.28

ZAR

4.88

4.98

EUR

69.90

71.30

GBP

82.68

84.33

actualizado em 28 de Abril de 2017

Accionistas do BTM Investem no Crescimento em África

4 de Agosto de 2016

NORFUND, FMO, RABOBANK e MONTEPIO juntam forças e investem em instituições financeiras para apoiar o crescimento em Africa.

O Norfund, o FMO e o Rabobank estabeleceram uma parceria para consolidar o seu compromisso de longo prazo, no futuro desenvolvimento de África, no seu potencial de crescimento e no sector financeiro local. Os parceiros assumem, desta forma, o compromisso de fortalecer e desenvolver sistemas financeiros mais eficazes em África. O Montepio, que tem prosseguido uma estratégia de investimento em África, juntar-se-á, num futuro próximo, a esta parceria.

 

Todos os participantes detêm actualmente participações em entidades financeiras e prestadoras de serviços financeiros na África Subsaariana, acordaram juntar-se numa só sociedade. A nova holding, denominada Arise, terá inicialmente uma presença em 20 países, e um total de 660 milhões de dólares de activos que deverá crescer até mil milhões de dólares. A Arise irá gerir participações minoritárias em instituições financeiras africanas. A ambição-chave é de criar instituições financeiras sólidas e estáveis, vocacionadas para o mercado de retalho, pequenas e médias empresas, zonas rurais e os clientes que ainda não tenham tido acesso a serviços financeiros.

 

O Norfund, o FMO e o Rabobank têm sido agentes activos em África já há vários anos, com um impacto muito positivo nos mercados locais. Através da Arise, os agora parceiros continuarão a apoiar adequadamente o crescimento e o desenvolvimento das instituições financeiras, prestando, entre outros serviços, assistência técnica e de gestão em áreas como a governance, marketing, inovação, apoio jurídico e gestão de risco. Será também alocado capital para novos investimentos. A Arise estará operacional a 1 de Janeiro de 2017.

 

 

António Porto, CEO do BTM: “O BTM congratula-se com esta parceria que constitui um accionista importante para a nossa instituição e um importante contribuinte para a construção de um forte sector financeiro na África Subsariana.

 

De acordo com Berry Marttin, membro do Conselho Executivo do Rabobank: “As actividades do Rabobank no investimento e desenvolvimento de prestadores de serviços financeiros fortes em economias emergentes, especialmente na África Subsaariana, encaixam-se perfeitamente na nossa estratégia de Banking for Food e de foco na criação de soluções com os nossos clientes que permitam alimentar o mundo em 2050. Desta forma, é muito importante para nós transpor esta abordagem para um patamar superior. Ao unir forças e agrupando os activos, redes de influência e conhecimento com o Norfund e o FMO, duas instituições de desenvolvimento altamente experientes e de excelente reputação, estamos a dar um grande passo em frente.

 

De acordo com Kjell Roland, CEO do Norfund, “O Norfund investe em instituições financeiras para reforçar a sua capacidade de fornecer serviços de capital e financeiros às PME’s e a pessoas sem conta bancária na África Subsaariana e, assim, contribuir para o crescimento económico e redução da pobreza. A implementação da Arise vai contribuir para o desenvolvimento do sector financeiro em África numa escala muito além do que o Norfund pode alcançar por si só. Através da junção a parceiros com experiência e espírito de investimento como o FMO e o Rabobank, irá garantir-se que surgem benefícios para uma experiência bancária, técnica e de gestão de excelência“.

 

Segundo Nanno Kleiterp, CEO do FMO, “O FMO está orgulhoso de co-criar com o Norfund e o Rabobank uma plataforma única para investir em bancos africanos. A Arise pode alavancar o extenso conhecimento bancário e a valiosa experiência de agro-banking dos seus sócios fundadores. Esta parceria irá aumentar a disponibilidade de serviços financeiros para pequenas e médias empresas. E, acima de tudo, vai permitir que as mais pessoas na África Subsaariana possam ficar capacitadas para poderem obter contas bancárias, contrair empréstimos e, assim, construir uma vida melhor para suas famílias“.

 

Para José Morgado, CEO do Montepio, “Nós estamos particularmente satisfeitos por fazer parte deste novo projecto num futuro próximo. África tem sido desde sempre um importante mercado para o Montepio e o envolvimento numa sociedade com esta rede de influência e foco é, efectivamente, um passo de grande valor acrescentado. Com esta parceria, o Montepio está claramente a dar mais um importante passo no Plano Estratégico delineado.

 

Esta transacção está agora sujeita a aprovação das entidades reguladoras, tanto no que diz respeito aos accionistas como aos vários patamares de investimento.

ÁREA DE IMPRENSA



© Copyright 2017 BTM. Todos os Direitos Reservados

Design and Development by BRAND LOVERS